sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A dupla Vitinho-Seedorf


Um nem era nascido quando o outro começou a jogar futebol profissionalmente. Provavelmente um não se lembre da Copa de 1998, onde o outro, carregando a camisa 10, levou a Holanda ao 4° lugar do torneio. Com certeza um já jogou videogame com o outro em seu time e não esperava tê-lo, hoje, ao seu lado. Quis o destino que Vitinho, o um, e Seedorf, o outro, se encontrassem. Agora, os dois são os protagonistas do atual campeão carioca e líder do Brasileirão.

Vitinho e Seedorf se completam. O primeiro, de 19 anos, faz jus ao escudo que veste: bota fogo no jogo usando sua velocidade e parte pra cima dos adversários sem medo do erro. Até extrapola os limites algumas vezes e acaba não soltando a bola para seus companheiros. E daí? O tempo, que Seedorf tem, vai ensinar. O segundo, de 37, veio da Europa e comanda o Botafogo com sua maestria nos passes e nas finalizações. Não tem mais a velocidade ou o drible rápido de um garoto. E daí? Vitinho faz essa parte.

Vitinho mostra a Seedorf um pouco - do que ainda resta - do legítimo futebol brasileiro. Já Seedorf trata Vitinho como um irmão mais novo e mostra ao atacante um pouco de sua experiência aliada à categoria de um veterano. Juntos, possuem 9 gols - quase metade do total botafoguense - e 8 assistências. Rafael Marques e Lodeiro, que completam o sistema ofensivo do fogão, merecem ser lembrados.

Oswaldo de Oliveira tem mérito no sucesso da parceria. Com mais idade que os dois juntos, o treinador sabe como e o que fazer para que um não acabe atrapalhando o outro. Além disto, consegue deixar o Botafogo, mesmo recebendo pouco, jogando muito. Com 26 pontos, o clube do Rio é um dos favoritos ao título, e só não tem sete pontos de vantagem do Cruzeiro porque tomou, em três jogos, três gols nos acréscimos. O clube de Minas tem 25 pontos e é o 2° colocado.

Com praticamente a mesma altura e oriundos de países diferentes, Vitinho e Seedorf podem reeditar uma história que o botafoguense conhece muito bem. Em 1995, o Botafogo foi campeão brasileiro com a dupla Túlio-Donizete marcando 29 gols e dando show nos gramados. Vitinho tem sorte ao ver Seedorf de um lado. E Seedorf tem sorte ao ver Vitinho do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário