sábado, 22 de junho de 2013

No caminho certo


A etapa inicial do Brasil na Copa das Confederações teve um saldo positivo. Com três vitórias em três jogos, a seleção brasileira foi a primeira colocada do grupo A e provavelmente encara o Uruguai na semifinal.

Nas duas primeiras partidas, não notou-se diferença do futebol que foi apresentado nos amistosos contra Inglaterra e França. Apesar de não tomar gol, o Brasil não empolgou e fez o feijão com arroz diante de Japão e México, respectivamente.

Hoje, contra a Itália, significativa melhora que se comprova no placar: 4 a 2. O gol impedido de Dante não tira o mérito do que foi o conjunto brasileiro, mais consistente e abraçado por um público que teve inteligência ao separar a crise política do Brasil com a equipe de Felipão.

Neymar evoluiu. E muito. Parece que a transferência tirou um enorme peso das costas do camisa 10, que, finalmente, está fazendo a diferença. Marcou nos três jogos, inclusive em cobrança de falta, ausente na seleção desde outubro de 2011. O craque, agora catalão, é um dos artilheiros do torneio.

A 3ª linha, composta por Hulk, Neymar e Oscar, melhorou. Móvel, ela vem abastecendo o centroavante Fred e dando espaço para a entrada de Paulinho, que fez o segundo gol na partida inicial da Copa das Confederações. Individualmente, Oscar está abaixo das expectativas, talvez pelo cansaço físico que teve na temporada pelo Chelsea.

O ponto fraco amarelo se concentra nas laterais. Daniel Alves e Marcelo estão vulneráveis, e cruzamentos vindos da linha de fundo são frequentes na defesa do Brasil. O camisa 6 se salva no ataque: é habilidoso e, em jogadas com Neymar, causa perigo. Por outro lado, Alves peca também atacando. Sem um reserva a altura, Scolari está sem opção de mudança no setor.

A rota está traçada. O caminho brasileiro passará pelo Uruguai e, se não pintar nenhuma surpresa, pela Espanha antes de chegar ao título. Até agora, foi bem seguida pelo Brasil. Mas é preciso melhorar na fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário