sábado, 25 de maio de 2013

Vítima do próprio futebol


Neymar foi vendido ao Barcelona. Algo que não poderia para a seleção brasileira, neste momento, acontecer. Atuando na europa, o garoto, além de sair por um preço que não condiz com sua habilidade, não terá férias até a Copa do Mundo de 2014, titularidade garantida e tempo para adaptação ao futebol europeu, já que há apenas uma temporada até o torneio de seleções.

O preço, apesar de ainda não divulgado, é risível. Com certeza é bem menos do que o Santos imaginava e do que o camisa 11 vale. Vacilo histórico de Luis Alvaro Ribeiro, atual presidente santista, que, inocentemente, prorrogou o contrato de Neymar até 2014 e por pouco não perde o craque de graça.

Neymar pode ser cai-cai, reclamão e teimoso. Mas não podemos execrar nossa melhor jóia faltando um ano para uma Copa no nosso país. Provavelmente será ele o "cara" do Brasil no torneio.

Há sim, culpados. Neymar é vítima, e caso não brilhe na Copa e até na Europa, alguns alvos são fáceis de encontrar. Abaixo, responsáveis e motivos.

MURICY RAMALHO. O treinador simplesmente deixou de comandar o Santos, e em muitos momentos parece ter jogado a responsabilidade toda do time nas costas do atacante.

DIRETORIA DO SANTOS. Não soube administrar o contrato e a imagem do atleta, e transformou a venda de Neymar, que era pra ser cautelosa, em uma mistura de novela e leilão. Fora isso, perdeu muito dinheiro. Vergonha com a marca da gestão LAOR.

IMPRENSA. Ou parte dela, que endeusou Neymar em seu primeiro ano profissional. Tudo bem que o santista quis se aventurar no mundo da propaganda. Mas a imprensa em muito contribuiu para a construção de uma imagem que Neymar não precisava.

FELIPÃO. O treinador da seleção brasileira deixa Neymar como único protagonista de uma equipe pentacampeã mundial que vai sediar uma Copa do Mundo. Ronaldinho, Kaká e até Robinho deveriam segurar a bronca junto do prodígio.

TORCIDA BRASILEIRA. É bom ressaltar que não são todos os torcedores. Mas quem classifica Neymar como pipoqueiro não pode estar pensando friamente. Ele pode até não fazer boas atuações, mas transferir todo o peso de uma seleção em crise para um jogador de 21 anos é algo incoerente.

CBF. Que fez a bobagem de trocar muito tarde a comissão técnica de sua seleção. Demitir Mano no fim de 2012 foi um erro, e perderam-se meses de trabalho. Interferiu, sim, no rendimento de Neymar e do plantel todo.

JOGADORES DO SANTOS. Fracos tecnicamente ou não, deveriam auxiliar melhor Neymar. Aproximar, tentar uma tabela, aparecer para o jogo. Felipe Anderson, André, Miralles, Patito Rodriguez e até Montillo não dão conta do recado. E demonstram, muitas vezes, que estão em campo para entregar a bola para o camisa 11 e esperar alguma coisa.

E uma série de outros fatores de menor importância. Neymar não poderia sair hoje. Agora. No meio de 2013. É como a situação de Mano Menezes na seleção: se fosse pra sair, que saísse antes. Nas vésperas de uma Copa do Mundo, um novo Barbosa (no sentido do julgamento injusto) pode estar chegando, 64 anos depois. Resta ao povo brasileiro torcer pelo sucesso do jovem.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, Bruno. Concordo com várias coisas que escreveu. Abs

    ResponderExcluir