quinta-feira, 9 de maio de 2013

Adiantou as férias?

 

O problema da derrota do São Paulo não foi o resultado em si. Tudo bem que perder em casa e tomar uma goleada fora dela não é normal para uma equipe acostumada com Libertadores. Jogar pouco e demonstrar todas as fragilidades de um time que precisa de renovação é preocupante. Dinâmico é o futebol, e hoje, o Atlético Mineiro é muito mais completo que o tricolor e que a maioria dos times brasileiros.

O agregado de 6x2 não deixa dúvida: é preciso mudar o planejamento. Reformular parte do elenco, contratando laterais, zagueiros e um outro atacante. Nomes como Lúcio, Rafael Tolói, Paulo Miranda, Douglas e até Luis Fabiano parecem não dar mais conta do recado.

Mas não são apenas nomes. O padrão do São Paulo hoje é comum. Comum e dependente de Osvaldo e Jadson. Há a necessidade da mescla entre sangue novo com outro estilo de jogo. O intervalo de duas semanas pode parecer pouco, mas nesse tempo um novo Lucas não vai surgir, e neste plantel o torcedor já não tem mais confiança.

Jogadores como Wallyson e Rhodolfo são opções. Recém-chegado no Morumbi, o atacante ainda não teve espaço com Ney Franco, que prefere improvisar Douglas na ponta direita. Já o zagueiro era titular até a chegada de Lúcio, um dos principais culpados pela eliminação são-paulina na Libertadores. Também pode voltar.

Demitir o treinador seria um erro. Ney Franco pode ter seus defeitos, mas mudar uma comissão técnica exige mais tempo do que mudar parte do elenco. Se é péssimo em ritmo de jogo e renda ficar mais de duas semanas sem atuar, o São Paulo tem a oportunidade de se estruturar até o Brasileirão.

No zoológico paulista, gavião e galo já levaram a melhor. Ganso não contribui, e a macaca vem aí. A raposa, a baleia, e até o urubu também estão esperando o São Paulo. É bom abrir o olho. E segurar os bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário