terça-feira, 30 de abril de 2013

O time que não toma pressão


Que o Corinthians é um dos melhores times do país não se questiona. Todos sabem que o timão tem tudo que um clube precisa para ser campeão do mundo. Mas um item vem se destacando no meio de tantas qualidades no elenco alvinegro.

O Corinthians dificilmente toma pressão. E quando toma, recebe poucos chutes a seu gol com perigo. O jogo de domingo, contra a Ponte, foi a prova do bom trabalho realizado por Tite. Tomando uma 'falsa pressão', o bicampeão do mundo se recuperou e fez quatro no clube de Campinas, que só havia perdido 1 jogo em toda campanha no Paulistão.

Até o primeiro gol da partida, o alvinegro teve muita dificuldade. Não conseguia impor seu ritmo de jogo e ficava pouco com a bola, massacrado por uma forte marcação e vontade da equipe de Guto Ferreira. Porém, tomou apenas um susto, em uma ótima defesa de Danilo Fernandes após finalização de William. Pouco para a intensidade que impôs a Ponte no começo do jogo.

O fato de não se desesperar e saber que de certa forma pode tomar pressão em alguns momentos da partida é interessante. O Corinthians sabe controlar a pressão do adversário, e faz dela um trunfo para sair para o jogo quando se sentir a vontade.

O mérito é de todos. De Tite ao atacante Guerrero, que veio até o círculo central roubar a bola da macaca e finalizar no goleiro Edson Bastos, dando origem ao gol que contabilizou o primeiro corinthiano. A linha defensiva com os zagueiros e os laterais é entrosada e muito segura. Ralf passa tranquilidade à essa linha, marcando os meias adversários e interceptando passes longos. Paulinho, apesar de estar atacando menos esse ano, reforça a marcação. Os pontas Emerson e Romarinho ajudam os laterais, e até Danilo, polivalente, faz a função de marcar.

Com Tite, todos marcam. E quase todos atacam. O 4-2-3-1 do técnico do timão é eficiente, e seus comandandos sabem exatamente o que e quando devem fazer. A compactação da até aqui equipe menos vazada da Libertadores talvez é o segredo do sucesso, e apesar de fácil entendimento, é complicadíssimo ser aplicada em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário