sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de abril: 19 anos sem Dener


Dener Augusto de Sousa nasceu em São Paulo, no dia 2 de abril de 1971. Tinha tudo para brilhar no futebol brasileiro nos anos 90. Tinha.

Criado no bairro da Vila Ede, zona norte da capital paulista, Dener perdeu seu pai com 8 anos e começou a jogar bola em 1982, na Portuguesa. O garoto, entretanto, deixou o futebol de lado para ajudar sua família em 1986. Voltou dois anos depois, no mesmo clube, e deixou impressionado o treinador da lusa na época Antônio Lopes, que o promoveu para a equipe principal. Dener treinava com os profissionais, mas ainda jogava com os juniores. Até 1991.

Naquele ano, apareceu a nível nacional. Foi protagonista da Portuguesa campeã da Taça São Paulo de Juniores e foi eleito o melhor jogador da competição. Explodiu. Em março do ano pós-Copa, teve sua chance na seleção brasileira. Estreou com amarelinha diante da Argentina, em Buenos Aires.

Em 1993, a lusa decidiu emprestá-lo ao Grêmio, e Dener conquistou seu primeiro título profissional. O gauchão daquele ano foi do tricolor e também do garoto, que cada vez mais se consolidava no cenário da bola graças a sua habilidade aliada a sua agilidade.

1994. A copa estava chegando, e muitos cogitavam o nome de Dener na lista de convocados. A diretoria da Portuguesa com frequência dificultava a venda em definitivo do meia-atacante, que desta vez foi emprestado para o Vasco, o último clube de sua carreira. Foram poucos jogos, e na volta de uma viagem onde se reunira com dirigentes da lusa e do Stuttgart, Dener perdeu a vida em um acidente de carro. Foi exatamente no dia 19 de abril de 1994.

Para algumas pessoas ligadas ao futebol, Dener tinha tudo para ser um craque de nível internacional. Seria convocado para a Copa de 94 e seu sucesso estaria traçado. Um acidente, infelizmente, não permitiu isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário