quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Manutenção, organização e projeto

Muricy em ação pelo SP. Técnico foi tricampeão brasileiro pelo tricolor.

Parece que o Brasil finalmente está aprendendo a lição: Não se muda o contexto todo de uma equipe apenas mudando seus jogadores; não se chega ao objetivo final sem organização e não se tem resultados sem projeto.

Voltando alguns anos atrás temos o exemplo do São Paulo campeão mundial de 2005 e tricampeão brasileiro (2006-2007-2008). A manutenção do elenco tricolor garantiu uma equipe organizada, com boa base de jogadores e que contrata pouco. Em 4 anos, algumas mudanças evidentemente foram feitas. Mas havia uma base sólida, com Rogério Ceni, Ilsinho, Miranda, Júnior, Josué, Hernanes, e principalmente Muricy Ramalho. Manter um treinador talvez seja a melhor contratação para o sucesso.

Hoje, temos o Corinthians, que de 2009 até hoje conseguiu não só a manutenção de boa parte do elenco como também a revelação de jogadores até então desconhecidos. Júlio César, Alessandro, Chicão e Jorge Henrique são oriundos do elenco vencedor da Copa do Brasil 2009. Ralf, Danilo e Tite chegaram em 2010. O treinador pegou um time desorganizado por Adilson Batista e chegou ao ápice em 2012, com projeto e coerência. Além disso, o timão neste período revelou de clubes menores jogadores como Leandro Castán, Cristian, Elias, Jucilei e Willian (hoje todos na Europa).

O sucesso de um clube, antes de qualquer coisa, passa pelos 3 itens-chave mostrados no título do post. Depois disso, ajustar o time em campo é apenas um detalhe diante dos desafios extra-campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário